"Nenhum Vento sopra a favor de quem não sabe para Onde ir."

sábado, 14 de julho de 2012

Heróis

"... meus heróis morreram de overdose" assim dizia Cazuza, para mim é lastimável que um dito 'herói' se preste a morrer assim, muito pouco para aqueles que se dizem ser exemplo de algo na humanidade. Eu realmente não vejo motivo para chamar de Heróis e grandes ícones da humanidade pessoas que fizeram muito, mas por elas mesmas, retidadas no seu egocentrismo, por favorecimento do seu ego. Herói para mim não é 'Alexandre, o Grande' nem 'Napoleão Buonaparte' por exemplo, os verdadeiros heróis lutam pelos menos favorecidos, por aqueles que precisam ser defendidos, aqueles que precisam de incentivo, de exemplos e eles, os verdadeiros heróis os dão. São os 'Che guevaras' da vida, aqueles como 'Zumbi dos Palmares' ou com certas ressalvas até aqueles como 'Robin Hoods' da vida, aqueles que não abandonam suas causas e lutam até o fim por elas, com coragem e com força para defender não só o que acham justo e correto, mas para acima de tudo exaltar um todo e não apenas eles mesmos. Que mesmo passando por tudo que é tipo de privação, ainda assim, lutam por suas causas. 
Heróis assim como estes abaixo:

E por incrivel que pareça, enganam-se vocês que pensam que exemplos como estes viveram no passado e não mais existem; hoje eles nascem, vivem e convivem em meio à nós também; heróis, aqueles que assim como os já citados, lutam por suas causas e por um todo estão vivos no presente, naqueles que defendem os indíos e seus direitos em meio a guerra ruralista no Brasil, guerra por terra, guerra por dignidade em meio às nossas vastas (nem tão mais tão vastas assim) matas, aqueles que vão de encontro aos sistemas, governos e 'maiorais' dos variados locais que oprimem os que mais necessitam; heróis, aqueles que defendem com a alma, os pobres, os miseráveis, os que morrem de fome, desidratados, por exemplo, nos mais variados locais da grande mãe Africa, os que vivem em meio às guerras que no fundo, no fundo pouco tem a ver com seus reais interesses; heróis, aqueles que honrosamente conseguem ali viver, aqueles que tentam a todo custo manter uma vida digna na Faixa de Gaza, sem nem sequer conseguir imaginar o que vai ser do seu amanhã, do amanhã do próximo, do amanhã da sua própria nação. Enfim, a estes eu orgulho-me de chamar de heróis, aos outros ícones de grandeza da historia da humanidade, que muito fizeram, que muito se destacaram, eu chego em alguns casos a admirar de certa forma seus feitos, porém, chama-los de heróis, para mim, já é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário